A cardiologia veterinária está cada vez mais valorizada devido à maior consciência da necessidade de cuidados cardiológicos nos animais. As consultas e os exames cardiológicos são aplicados principalmente após necessidade detectada pelo clínico geral.
São várias as motivações observadas pelos médicos veterinários que justificam a crescente demanda do atendimento cardiológico para os caninos e felinos:
- Pré-operatório: os exames de riscos cirúrgicos são requisitados com mais frequência, independentemente da idade do paciente, o que permite maior segurança durante um procedimento anestesiológicocirúrgico.
- Portadores de cardiopatias: o acompanhamento cardiológico é imprescindível em pacientes portadores de cardiopatias genéticas ou adquiridas.
- Pacientes geriátricos: check-ups geriátricos em pacientes sintomáticos ou não apresentam notório destaque.
- Investigação diagnóstica: apoio ao diagnóstico a partir de sinais, como tosse, engasgos, cansaço, língua arroxeada, desmaios, tontura, abdome aumentado e membros inchados que sugerem a existência de uma cardiopatia.
- Converse com o clínico veterinário acerca da necessidade de uma avaliação cardiológica para o seu bichinho. O especialista poderá, através de minucioso exame físico e radiológico (como eletrocardiograma e ecodopplercardiograma), atuar de forma eficaz em prol da saúde e bem-estar de seu amigo.
Dra. Luciana Araujo Cherigatti
Médica Veterinária Cardiologista do corpo clínico da Xanadu, desde 1999.