sentidos

Alteração dos sentidos

  • Olfato: o animal não mostra nenhum interesse em algo a menos que ouça ou visualize, não fareja, se oferecer um prêmio que não pode ver, não o detecta, ou diante de um odor forte, que costuma não gostar (como o vinagre), ele não mostra rejeição. Pode ser um sinal de que o nervo olfativo está ferido e deve ser examinado por um veterinário.
  • Visão: existem diferentes nervos envolvidos. Se notamos que, de repente, o nosso animal parece não ver corretamente (mostrando-se mais inseguro ao andar, batendo em coisas, tropeçando nos degraus, etc), o veterinário deve realizar um exame neurológico e oftalmológico completo para determinar a causa.
  • Audição: com a idade, o nosso pet pode perder gradativamente a audição por degeneração das suas estruturas. No entanto, também pode ser devido à lesão do nervo e, mais uma vez, as causas podem ser diversas (o que temos descrito acima é conhecido como síndrome vestibular) e, muitas vezes, é acompanhada de alterações no equilíbrio, já que ambos sentidos estão intimamente relacionados.
  • Dificuldade em engolir ou lamber também pode responder a uma desordem neurológica. Pode ser acompanhada por sialorreia (salivação excessiva) ou assimetria facial.
  • Tato: um animal com uma lesão neurológica ao nível da coluna vertebral pode perder a sensibilidade, bem como as habilidades motoras. Por exemplo, pode apresentar uma ferida, arrastar um membro e não mostram nenhum desconforto ou dor, podemos tocar uma área sensível, sem que reaja, etc., no entanto, também pode ser o caso oposto, ou seja, aumento da sensibilidade, formigamento ou dor neuropática que pode ocasionar uma lesão grave.

fonte: https://www.peritoanimal.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Published on: 23 janeiro
Posted by:
Discussion: Leave a comment