gravidez-out-rosa

Entenda o que é a “Gravidez Psicológica” em cadelas e gatas

Ao contrário do que popularmente se imagina, a “Gravidez Psicológica” ou Pseudociese (falsa gestação) é uma alteração de fundo hormonal e fisiológico. Não é um “problema de cabeça” do seu animal. A sua cachorra não ficou doida.

pseudociese pode acontecer após aproximadamente 2 meses após o cio da fêmea em questão, seja ela gata ou cadela, e dura em média duas semanas. Existem algumas teorias que explicam o aparecimento da pseudociese.

Uma delas é que o aumento da concentração plasmática de prolactina após o período de ovulação irá levar a uma produção de leite pelas glândulas mamárias e também à manutenção do corpo lúteo. Este, por sua vez, secreta progesterona, hormônio responsável por manter a gestação, cerca de 60 dias após a ovulação. Como não há a presença de nenhum hormônio que destrua o corpo lúteo no caso de ausência de fertilização, o nível hormonal em fêmeas gestantes e não gestantes é o mesmo.

Além do período pós-ovulação, existem outras situações onde a fêmea pode desenvolver a pseudociese:

  • Durante e após o término de um tratamento com progestágenos (hormônios similares à progesterona);
  • Após um tratamento com prostaglandina (estrógeno e progesterona);
  • Cerca de 3 a 4 dias após a castração total da fêmea;

Em todos esses casos, há uma exposição à progesterona e um posterior decréscimo no nível desse hormônio.

Sintomas da pseudociese

Nesse período, a cachorra (ou a gata) tem os mesmos sintomas de uma gestação verdadeira. Acredita-se que todas as fêmeas apresentem falsa gestação, entretanto, somente algumas manifestam os sinais clínicos desta alteração.

Assim como na gestação de verdade, o comportamento da fêmea muda no período em que ela está passando pela pseudociese. Tanto a gata quanto a cachorra começam a fazer ninhos com panos, roupas ou toalhas macias e levam para esses ninhos brinquedos, ou outros objetos, como chinelos, sapatos e bichos de pelúcia como se fossem seus filhotes. Muitas vezes, até mesmo outros cachorros ou animais da casa são adotados pela fêmea nesse período.

Não estranhe se você levar uma mordida ou se a fêmea ficar muito agressiva e nervosa caso você se aproxime ou tente tirar esses objetos do ninho, pois é normal que a fêmea fique agressiva durante a pseudociese, assim como na gravidez “de verdade”.

Outro sintoma comum na pseudocieseé o aumento das mamas por causa da produção de leite. Se as mamas forem estimuladas, a produção de leite aumenta, por isso elas não devem ser estimuladas por outros (animais e humanos), nem pela própria fêmea. Algumas fêmeas chegam a fazer a auto sucção, que significa sugar o próprio leite. Não deixe que a fêmea fique se lambendo. Não estranhe também se a sua fêmea perder o apetite durante os dias de falsa gestação.

Para ter certeza que sua fêmea tem pseudociese, leve seu animal ao veterinário. Só um especialista pode fazer um diagnóstico correto. A pseudociese predispõe a fêmea a outras doenças como a mastite, que é uma infecção da glândula mamária. As fêmeas que apresentam a gravidez psicológica tem uma predisposição maior a desenvolverem tumores mamários.

Existem alguns medicamentos que podem ser indicados para tratar os sintomas de uma gestação psicológica, mas a necessidade ou não de usá-los só poderá ser avaliada pelo seu veterinário de confiança.

 

O que fazer quando a fêmea está com pseudociese?

Nesse período, respeite a fêmea em questão. Não desfaça o ninho que ela preparou, respeite o espaço dela, não faça com que ela se sinta acuada ou encurralada. Por ela ficar mais agressiva, deixe-a quietinha no seu canto.  Não fique tentando brincar, ou dando vários tipos de guloseimas pra ela. Se ela quiser ir passear, ou fazer alguma atividade, leve-a normalmente.

Como evitar a pseudociese?

A única maneira de evitar a pseudociese é castrando as fêmeas, pois a cirurgia de castração retira todo o aparelho reprodutor das fêmeas, parando assim a produção de prolactina, que é um dos principais hormônios da gestação, tanto real quanto psicológica.

 

Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/pseudociese/

 

Published on: 8 outubro
Posted by: