cotonete

Como limpar a orelha do seu cachorro

As orelhas são órgãos muito sensíveis dos animais e saber como limpá-las da maneira correta é essencial para cuidar bem do seu amigo.

Essa operação não demora mais do que 5 minutos e evita, entre outros problemas, que o animal tenha inflamações e infecções de ouvido.

Passo a passo para limpar a orelha do cachorro

1. Separe o material necessário:

Antes de pegar o seu cão para fazer a limpeza, tenha em mãos o material necessário para conseguir limpá-lo rapidamente.

Será necessário cotonete, algodão e ceruminolítico (loção específica para limpeza de ouvido. É encontrado em pet shops e ajuda a diluir o cerúmen do ouvido para facilitar a limpeza.)

 

2. Dê uma olhada na orelha do cão para ver se está muito suja:

É normal encontrar poeira e um pouco de cera, porém, se encontrar grande quantidade de cera ou estiver cheirando muito mal, procure imediatamente um médico veterinário.

A possibilidade de detectar qualquer anomalia é um dos motivos que tornam essa limpeza tão importante, pois é capaz de verificar um possível problema de saúde no cão antes que se torne uma infeção grave.

Caso a sujeira esteja normal, basta começar a limpeza.

 

3. Limpando o ouvido do cachorro

Coloque 2 gotas de ceruminolítico na orelha e, depois, passe um cotonete com delicadeza.

Vire a orelha de maneira que o ouvido do animal fique visível. Passe em um algodão o líquido para auxiliar na limpeza e passe o algodão no pavilhão auditivo, mas não force para muito fundo do ouvido, pois pode machucar.

Depois disso, faça uma pequena massagem com o polegar abaixo do ouvido para que o líquido possa fazer efeito. Terminando, solte a orelha e deixe que o cachorro chacoalhe a cabeça para espalhar melhor a solução de limpeza ou para que se sinta mais à vontade.

Faça a limpeza com delicadeza. O ouvido do cão é em formato de “L”, mas a parte a ser limpa é apenas a que se pode ver, não force o cotonete ao fundo do ouvido, tire apenas o que está superficial. Repita o procedimento a cada 15 dias.

 

4. Limpando a parte externa da orelha do cachorro

Passe, delicadamente, um algodão molhado com ceruminolítico na parte externa da orelha.

Depois de limpar o ouvido, a parte de fora deve ser limpa com um algodão molhado no ceruminolítico. Você apenas segura a orelha do animal dobrada e vai limpando com o dedo, tomando cuidado para não pressionar muito e machucar.

Nesse momento, observe a cor e espessura da parte externa da orelha: ela deve ser fina e rosada. Se notar que está vermelha e mais espessa, com crostas que se soltam facilmente, procure um médico veterinário, visto que pode ser uma infecção ou uma alergia.

 

CUIDADOS EXTRAS:

 

1. Esteja preparado para uma reação do animal

O animal pode reagir. Na dúvida, peça para alguém ajudar a segurá-lo. Conforme a raça ou o temperamento do animal, pode ser que ele reaja quando tentar limpar sua orelha, então o melhor é ficar preparado para essa reação a fim de evitar algum acidente, como derramar mais líquido que o necessário ou machucar o pet devido à força com que o segura.

Para evitar esse tipo de situação, peça para alguém segurá-lo e ir conversando com ele enquanto você fica atento apenas às orelhas.

2. Jamais improvise

Nunca use objetos pontiagudos

Se não tiver o objeto certo para limpar o ouvido do cachorro, jamais pegue um palito e decida improvisar para tirar alguma sujeira que esteja vendo. Fique longe de outros objetos pontiagudos também.

Ao invés de ajudar o animal retirando a sujeira naquela hora, só estará oferecendo risco de ele se machucar com o objeto.

3. Dê uma recompensa pelo bom comportamento

Dê um biscoito toda vez que ele se comportar adequadamente.

Mesmo que o cachorro fique quieto durante a limpeza das orelhas, não quer dizer que ele está gostando que mexam nelas, mas, sim, que ele está se comportando e fazendo o máximo para ser obediente ao seu dono.

Dar um biscoito de recompensa a cada vez que você limpa a orelha do seu cão é uma forma de garantir que ele se comporte bem nas próximas limpezas, então não se esqueça de ter sempre um petisco à mão para recompensá-lo.

Viu como não é difícil limpar a orelha do seu cachorro? Muitas pessoas acreditam que é complicado e ficam sem tomar esse cuidado por desconhecimento.

Agora que você já sabe como fazer, torne a limpeza uma rotina muito importante para a higiene e saúde do seu bichinho.

Fonte: Bolsa de Mulher

Published on: 25 junho
Posted by: