pulga-no-gato

Importante: Controle as pulgas nos gatos!

A Ctenocephalides felis, conhecida como pulga do gato, é a espécie mais comum em pets. Assim como os carrapatos, elas vivem parte do tempo no corpo dos hospedeiros e a outra parte no ambiente, em ninhos e lugares de maior permanência dos animais de companhia, onde os ovos, larvas e pupas ficam presentes. Sendo assim, o ciclo de vida destes parasitas se divide em duas fases: a parasitária (insetos adultos) e a de vida livre (ovos, larvas e pupas) que, em condições ambientais favoráveis de temperatura e umidade, podem se finalizar entre doze e quinze dias.

As pulgas adultas no pet representam apenas 5% de uma infestação total e os outros 95% se encontram no ambiente, onde elas identificam o hospedeiro por meio de estímulos visuais e térmicos. Assim, quando o animal de companhia é localizado, estes parasitas saltam sobre a pele e alimentam-se de sangue. 

Já a pupa é a fase de maior resistência no ciclo biológico. Neste caso, as pulgas podem permanecer até 50 semanas no interior delas. Além disso, o controle ambiental destas formas é desafiador, pois elas são impermeáveis e nenhum inseticida químico é capaz de eliminá-las.

O aspirador de pó é uma ferramenta importante e eficaz no controle e combate destes parasitas. Como eles ficam escondidos em frestas de pisos, sofás, carpetes e tapetes, o ato de aspirar estas superfícies duas vezes por semana, ajuda no controle ambiental e na redução da infestação das pulgas.

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

fonte: Ourofino Pet

Published on: 27 agosto
Posted by: