salsicha

Munchkin – o gato salsicha

Munchkin é considerada a única raça que apresenta um corpo alongado, semelhante à maioria dos gatos, porém com patas que medem apenas um terço do tamanho normal de uma pata de gato. Sua mobilidade, entretanto, não é diretamente afetada, já que se trata de um gato bem ágil, cheio de energia e muito brincalhão.

A aparência pode ser bem exótica e causar estranhamento a princípio. Porém o gato dessa raça é muito dócil, amável e bem sociável e quando você conhecê-lo vai, inevitavelmente, se apaixonar de verdade.

História da raça

A mutação que caracteriza a raça Munchkin (patas curtas com o corpo proporcionalmente normal) não é historicamente nova, apesar da raça só ter sido reconhecida recentemente. Já nos anos 40, gatos de pernas curtas eram documentados por diversos lugares do mundo, sendo relatadas ao menos quatro gerações de gatos com essas mesmas características.

Essa linhagem acabou desaparecendo durante o período da Segunda Grande Guerra, mas outros gatos de patas curtas foram documentados em 1956 na Rússia e em 1970 nos Estados Unidos. Também houve registro desse felino em outras partes do mundo, mas foi na década de 80, na Louisiana, que a raça realmente se estabeleceu.

Nos anos 90, os criadores finalmente conseguiram o reconhecimento da raça Munchkin, também conhecida como “Basset Hound felino” (por causa das características semelhantes) e “Dashshund felino”. E esse nome, muito provavelmente, é originário do povo anão Munchkin, citado na obra do “Mágico de Oz”.

Sua aparência ainda é fator de resistência entre admiradores e até mesmo gatófilos. Por esse motivo, a existência do Munchkin ainda é mundialmente rara, inclusive nos Estados Unidos, país que em surgiu sua mais recente linhagem.

No Brasil, até onde se foi documentado, ainda não existem criadores dessa raça.

Comportamento

As patas que possuem menos da metade do comprimento que a maioria da outras raças é uma das características que dão mais graça e fofura ao Munchkins. E, pode acreditar, depois do primeiro contato com ele, a paixão é inevitável.

O Munchkin é uma raça bem tranquila, de temperamento extrovertido e bem humorado. Muito amável e afetuoso, é um gato que se apega bastante ao dono e adora receber carinhos e atenção. É ativo, com grande disposição e adora correr e fazer brincadeiras. Brinquedos como bolinhas e bichinhos de borracha são aos seus preferidos.

Curioso, o gato dessa raça vai sempre procurar a melhor forma de conseguir ver o que está acontecendo e não vai deixar nenhum canto da casa permanecer inexplorado. E não se espante se o encontrar em alguns dos seus mais altos móveis. É que, apesar de suas patas curtas, o felino consegue subir nos moveis mais baixos e vai encontrar apoios pelo caminho para chegar ao topo.

É bem comum ver o gato dessa raça apoiado sobre suas patas traseiras, deixando as dianteiras recolhidas, posição que vai te lembrar muito a de um coelho, um hamster ou até mesmo um canguru.

É uma ótima companhia para pessoas que moram sozinhas, idosos, famílias com crianças e pessoas que nunca tiveram um gatinho antes. Convive bem com crianças e outros animais, inclusive gosta muito de brincar com eles e fazer brincadeiras para atraí-los para sua diversão.

É a raça ideal para viver em apartamentos pequenos.

Saúde e cuidados específicos

O gato Munchkin é muito saudável, sem predisposição a doenças e não apresenta nenhum problema de saúde genético. Mesmo com suas patas mais curtas que o normal, não possui históricos de problemas articulares ou espinhais. E por falar nelas, a mobilidade do gato não fica comprometida por causa dessa característica singular, sendo comum notar o felino usando sua agilidade para correr pela casa.

Em relação à sua pelagem, é necessário o mínimo de cuidado e manutenção para manter o pelo com boa aparência e livre dos pelos mortos. Para o gato de pelo curto, a escovação deve ser feita uma vez por semana, enquanto o gato de pelo longo exige escovação duas vezes por semana.

É importante manter a vacinação e a vermifugação em dia e seguir as orientações de um médico veterinário. No mais, com muito amor e atenção você terá um Munchkin sempre feliz ao seu lado!

fonte: Adimax Pet

Published on: 3 outubro
Posted by: