xixi

Seu gato anda fazendo xixi em lugares errados?

Quem é apaixonado pelos felinos sabe que são animais extremamente limpos, organizados e que gostam de privacidade. É por isso que ensinar um gato a usar a caixinha de areia é muito mais fácil. O problema é quando, depois de tempos, deixam de usá-la e começam a fazer do seu banheiro o chão da sala, embaixo da mesa, ou até mesmo no sofá.
Esse comportamento, que inicialmente pode parecer estranho e incômodo, pode estar relacionado com algum desvio na saúde do felino, ou então alguma mensagem sendo emitida pelo animal.
Nenhum desses sinais devem ser ignorados pelo tutor, afinal de contas, será pelo bem de todos manterem a rotina habitual da casa para receber todo o carinho do bichano e ter a certeza de que está tudo bem com ele.
Elaboramos uma lista com as possíveis causas que podem influenciar na mudança de comportamento do seu gato. Confira:
1 – Como está a caixa de areia?
Felinos são seres extremamente limpos, por isso, o ambiente deve seguir nessa mesma ordem. A caixinha de areia está limpa? Existem gatos que não passam nem perto do local quando avistam alguma sujeira. Procure limpá-la e efetuar a troca da areia com mais frequência.
2 – Trocou a areia?
Essa troca pode parecer muito inofensiva, mas para os bichanos, não! Quando acostumados com a textura e o cheiro da areia, acredite, pode ser um problema. Se a troca for uma necessidade, faça isso aos poucos, conforme forem notando e se adaptando ao novo. Lembre-se: gatos, raramente, gostam de areia com odor.
3 – Quantos gatos estão usando a caixa?
Gatos demarcam território, por isso, dois gatos demarcando o mesmo território pode não ser uma boa coisa. Procure comprar uma caixa de areia para cada felino e observe se o problema é resolvido.
4 – Qual o tamanho da caixa?
Os filhotes crescem muito rápido, por isso, a caixa de areia pode ficar muito pequena para eles, assim, não conseguem enterrar suas necessidades e pode ser que isso esteja incomodando o felino. Compre caixas grandes, pois assim a adaptação é mais fácil e a vida longa do produto será muito maior.
5 – É só a caixinha?
Não! Mudanças podem ser um fator muito previsível para essa situação, seja a mudança de ambiente físico, ou então a dos móveis da casa. A chegada de algum membro novo na família pode causar essa estranheza, pois é uma invasão de território. O lado bom é que essas atitudes serão temporárias e logo, o felino retorna para a rotina normal.
6 – Tudo bem com a saúde do felino?
Existem muitas doenças que estão relacionadas ao trato urinário do gato, como as infecções, pedras no rim e bexiga, parasitas e a cistite. É por este motivo que é importante a ida frequente ao médico veterinário, bem como observar mudanças no comportamento do animal e levá-lo imediatamente para uma consulta.
fonte: Total Alimentos
Published on: 30 abril
Posted by: