cartacao

O que você precisa saber sobre castração em cães

cirurgia de castração consiste na retirada das gônadas femininas e masculinas, que são as responsáveis pela reprodução e pela produção de hormônios sexuais. Trata-se de um procedimento comum, mas que requer algumas atenções para garantir uma recuperação rápida e tranquila. Os cuidados pós-operatórios, por exemplo, são fundamentais para evitar infecções e outros problemas.

É normal que a castração do cachorro gere dúvidas, principalmente aquelas relativas à dor e à recuperação do animal. Para ter segurança e oferecer o melhor tratamento ao seu cão, tire todas as dúvidas com o veterinário e siga todas as orientações.

Diferenças entre a castração de cachorro e cadela

O procedimento pode ser realizado em machos e fêmeas, sempre com anestesia geral. Nos machos, trata-se da orquiectomia, em que são retirados os testículos por meio de uma pequena incisão feita logo acima da bolsa escrotal. Nas fêmeas, a operação é chamada de ovariohisterectomia — nesse caso são retirados os ovários e o útero por uma incisão no abdômen.

A recuperação é um pouco mais rápida no caso dos machos, pois o corte é menor. Mas os cuidados pós-operatórios são parecidos.

Quais são os cuidados pós-operatórios da cirurgia de castração?

Após a cirurgia, o cão é mantido em observação até que desperte da sedação. Normalmente os machos são liberados no mesmo dia e as fêmeas ficam um dia internadas, mas essa decisão depende do veterinário. Em casa, tenha atenção para observar o comportamento do animal e tomar todos os cuidados indicados pelo veterinário.

Medicação após a castração do cachorro: os medicamentos que o cão deve tomar após a cirurgia serão prescritos pelo veterinário. Não dê nenhum remédio que não esteja entre as recomendações. A medicação serve para evitar quadros de infecção e dar mais conforto ao cão.

Interação com outros animais: chegando em casa após a cirurgia é importante que você evite o contato do cão com outros animais, pois eles podem esbarrar nos pontos e prejudicar a recuperação. Separe um lugar bem confortável e tranquilo para o cachorro dormir, pois ele precisa descansar.

Proteja a incisão: seu animal de estimação não pode ter contato com a incisão, para evitar que ele morda ou lamba, o que iria prejudicar a recuperação. Por isso, o veterinário pode indicar o uso de um colar Elizabethano (cone plástico) ou de uma roupa especial que proteja o corte. Tenha o cuidado de acompanhar a cicatrização e contate o veterinário caso note algo fora do comum.

Repouso do cachorro: não estimule atividades físicas até que o animal esteja liberado pelo veterinário. O cão recém-operado não pode correr, pular e nem usar escadas.

Cuidados pré-operatórios para castração de cachorro

Além dos cuidados pós-operatórios, você também deve se preocupar com a preparação do cachorro para a cirurgia. Antes da castração, o cão deve passar por uma bateria de exames para que o veterinário confira se o animal está em condições para o procedimento.

fonte: Total Alimentos

Published on: 11 setembro
Posted by: