Cuidados básicos com seu cão

Os cuidados básicos dos humanos, como pentear o cabelo, lavar as roupas e tomar banho, tem seus correspondentes para cachorros. Para garantir uma melhor qualidade de vida, bem estar e saúde canina, não deixe de ter alguns cuidados básicos:

  • Dar banho no cão regularmente;
  • Escovar o pêlo do cachorro;
  • Escovar os dente do cão;
  • Cortar as unhas;
  • Cortar o pêlo;

Banho no cachorro

Apesar de não necessitar um banho diário (oba!), cachorros precisam ter uma rotina de banho. Para a maioria das raças, duas vezes por mês é o sugerido. Tomar banho mais do que uma vez por semana é desnecessário e pode causar alergia na pele de seu cachorro. A freqüência recomendada de banhos varia com a raça, saúde e com as atividades de seu bichinho. Consulte o seu tosador para criar a rotina de banho adequada para o seu cachorro. Para seguir essa rotina, leve o seu cachorro ao petshop ou dê banho nele em casa mesmo. É importante lembrar que recomenda-se sempre escovar o pêlo do seu cachorro antes de dar o banho. Além de tirar os pelos soltos, a escova tirará os nós do pêlo de seu animal. Dado que os nós endurecem e crescem com a adição de água e shampoo, a rotina de escovação pré-banho é recomendada para manter os pêlos de seu cachorro saudáveis. Ainda assim, depois de seco, o pêlo deve ser escovado novamente.

Escovar o pêlo

Na maioria das vezes, o pêlo do cachorro deve ser escovado diariamente para manter sua saúde, brilho e maciez. A escovação do pêlo do cão pode se tornar uma atividade agradável e terapêutica para você e para o seu animal. Além disso, ao tirar os pêlos soltos do seu cachorro, você previne que os mesmos parem em sua cama, sala, etc., e piorem a vida de quem tem alergia a pêlos. Filhotes de cachorros devem ser escovados diariamente para se familiarizem com o processo. A frequência de escovação pode diminuir dependendo da raça e pelagem de seu cão. Enquanto cachorros com pêlos longos precisam ser escovados todos os dias, para outros, uma vez por semana basta. Preste atenção inclusive que existem vários tipos de escovas para cães, sendo que cada um delas tem um tipo de pêlo e uma finalidade em particular.

Escovar os dentes

A saúde de seu cão é diretamente relacionada com a sua higiene bucal. Uma boca limpa e bem cuidada mantém a saúde e o bem estar de seu animal. Cuidados desde cedo previnem doenças dentárias nos cães e/ou bucais encontradas em mais de 70% dos cachorros com mais de 36 meses de idade. O sintoma mais comum de doenças bucais é o mau hálito. Para prevenir tais doenças, escove o dentes de seu cachorro diariamente e leve-o ao veterinário uma vez ao ano para fazer uma limpeza dental.

Cortar as unhas

Diferentemente de escovar os dentes, pentear o pêlo e tomar banho, cortas as unhas não é prazeroso para a maioria dos cachorros. Por isso, é essencial acostumar o seu cachorro com o processo desde pequeno. A unha do cachorro, diferentemente das unhas dos humanos, contem nervos. Esse nervos crescem junto com as unhas do cachorro. Se cortadas de forma errada, as unhas dos cães também podem sangrar muito. Portanto, corte as unhas do seu cachorro com frequência. Por conta de não ser uma experiência agradável, é comum para o cachorro se mexer bastante enquanto suas unhas são cortadas ou se tornar um cachorro agressivo ao perceber que passará por essa experiência mais uma vez. Problemas de comportamentos em cães não são difíceis de serem resolvidos. Recomendamos que os cortes de unhas de seu animal sejam feitos no veterinário ou no petshop.

Cortar o Pêlo

O cachorro precisa de cortes de pêlo para aumentar o brilho, melhorar a saúde, diminuir o calor e reduzir o número de nós em seu pêlo, principalmente para as raças mais peludas. A quantidade de cortes necessários por ano depende da raça e do pêlo do cachorro. Alguns cortes podem ser feitos em casa, principalmente quando o seu cachorro está acostumado com o processo.

Concluindo…

Apesar dos processos acima serem relaxantes para o seu cachorro, principalmente quando ele já estiver acostumado, somente tome esses cuidados básicos com o seu cachorro quando ele estiver calmo. Sempre converse com o seu animal durante o processo para acalmá-lo e lhe dê agrados depois. É interessante que ele associe bons modos com brindes, agrados e carinhos.

 

fonte: Link Animal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Published on: 18 maio 2017
Posted by:
Discussion: Leave a comment