patinha  ENDOCRINOLOGIA

A endocrinologia é a especialidade que lida com transtornos relacionados às glândulas endócrinas, ações de hormônios e suas consequências metabólicas.

As glândulas produzem substâncias que irão auxiliar em várias funções do organismo. O organismo possui dois tipos de glândulas, as endócrinas (secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo) e as exócrinas (que secretam substâncias em cavidades internas ou no exterior do corpo). Os hormônios regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo. Controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormônios também controlam a maneira pela qual os animais respondem ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o corpo precisa para funcionar.

O número e complexidade de casos de natureza endócrina e metabólica vêm aumentando na rotina, no dia a dia da clínica veterinária. São cada vez mais frequentes as doenças da tireoide (hipotireoidismo e hipertireoidismo), das adrenais (hiperadrenocorticismo e hipoadrenocorticismo), o diabetes, transtornos relacionados ao metabolismo do cálcio, dislipidemias e distúrbios do peso.

O endocrinologista cuida de todos os distúrbios e alterações hormonais, promovendo assim o retorno do equilíbrio corporal.

Dra. Sabrina Ferreira
CRMV-RJ 6658
Médica Veterinária especializada em Endocrinologia