Gata no cio?

O período de cio das gatas é, para muitos donos, mais do que delicado: quase um pesadelo! Mas fique calmo: vamos te ajudar a entender melhor e lidar com a sua gata no cio!

O que é o cio da gata?
As gatas costumam ter o primeiro cio entre 5 e 10 meses de idade, sendo que cada cio dura de 5 a 7 dias. Esse é um período do ciclo reprodutivo no qual o animal está prestes a ovular, lembrando que ovulação é a produção de óvulos. A ovulação da gata é induzida, ou seja, após a copula do macho ocorre a eliminação do ovulo pelo ovário, para cair na trompa e chegar ao útero para ser fecundado pelo espermatozoide do gato macho.

O comportamento de miados recorrentes é um indicador do período do ciclo estral da gata. Durante esse período, ela atrai os machos para a fecundação, podendo querer, inclusive, sair para procurar o macho. No entanto, essas saídas podem ser perigosas, principalmente para gatas que moram em apartamento.

O que fazer quando a gata está no cio?
Na verdade não há muito que se fazer, pois o processo hormonal e comportamental já se iniciou. É importante lembrar que medidas como aplicação de medicamentos anticoncepcionais nesse período devem ser decididas em conjunto com o seu veterinário, pois anticoncepcionais podem causar uma série de efeitos colaterais a médio e longo prazo.

Como acalmar a gata no cio?
Esse é um período onde a gata “está chamando” pelo gato, para ser fecundada. Após o cio, esse comportamento (miados roucos, longos, intensos, durante o dia todo) tende a cessar, uma vez que a ovulação pode ocorrer após a copula e com isso a gata passa para a próxima fase do ciclo estral. Lembrando que nem sempre essa “técnica” gera o resultado esperado (a cessão dos miados e retorno do comportamento ao que era antes).

Quando no cio, minha gata não me deixa em paz. Vale a pena castrá-la?
Sim. A castração das gatas fêmeas é muito benéfica para a saúde do animal. Além disso, esse procedimento irá evitar o comportamento incômodo da gata no cio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Published on: 17 fevereiro 2016
Posted by:
Discussion: Leave a comment