Perceber alterações na marcha do cão, que também poderia ser definida como mudanças ou anomalias na sua forma de caminhar, pode ser um sinal de que o nosso cão sofre de problemas neurológicos. Geralmente podemos apreciar:
- Ataxia ou descoordenação: este tipo de marcha anormal em que os membros perdem a sua coordenação, podemos observar quando o paciente se inclina para um lado, o seu curso se desvia, que ao tentar andar seus membros se cruzam, ou que arrasta alguns das extremidades, tropeça ou é incapaz de realizar um movimento específico. Tal alteração pode ser provocada pelas lesões em áreas diferentes do sistema nervoso e é importante uma boa localização da mesma, novamente.
- Movimento em círculos: geralmente associado a outros sintomas e pode ser por causa de lesões em vários locais do sistema nervoso. Não teria grande importância se o animal faz esse movimento durante a brincadeira, antes de ir para a cama ou de forma habitual. Contudo, se observamos que ao tentar andar só pode se mover girando em uma direção, o faz continuamente e parece não controlar o movimento é quando devemos nos preocupar e ir ao veterinário.
Leave a Reply