Se você tem um cãozinho barulhento em casa, provavelmente já ouviu reclamações dos seus vizinhos, amigos ou familiares. Cães que latem demais incomodam quem está por perto, além de deixar o próprio animal num quadro de ansiedade e estresse. O hábito de latir é uma condição natural do cão, sendo esse o seu modo de comunicação.
Muitas vezes, isso acontece por culpa dos próprios donos que, para acabar com o barulho, acabam dando o que o cachorrinho deseja. Assim, o animal percebe que latir é a solução mais simples e rápida para satisfazer as suas vontades. Inconscientemente, os donos acabam adestrando o cão para latir sempre que quiserem alguma coisa.
Os motivos para o latido excessivo dos cães podem ser para chamar a atenção, pedir carinho, proteger o seu território, ciúme, excesso de estímulos, tédio ou solidão. Então, além de dar mais atenção e uma boa ração para cães, seu amiguinho também pode precisar de um veterinário.
Como fazer meu cão parar de latir?
– Para resolver o problema dos cães que latem demais, descubra, primeiramente, a causa dos excessos com a ajuda do veterinário para, posteriormente, iniciar um adestramento inteligente. Confira as dicas abaixo para acabar com o problema:
– Procure evitar a fonte que estimula os latidos;
– Faça da sua saída e chegada algo natural para o seu amiguinho, esperando alguns minutos para dar atenção;
– Quando o cão estiver latindo, espere que ele silencie para dar o que ele quer;
– Para que o silêncio não o deixe entediado, experimente deixar a TV ou rádio ligado quando sair;
– Mantenha um horário regular para as refeições, oferecendo a ração para cães sempre nos mesmos horários;
– Exercite o animal diariamente com passeios e brincadeiras;
– Repreenda o cão quando estiver latindo demais, e faça algum agrado quando ele parar;
– Preste atenção nas outras formas de linguagem do seu amiguinho e atenda-as, para que ele perceba que não precisa latir;
– Se ainda assim os latidos persistirem, procure um profissional para adestramento de cães.
Fonte: Total Alimentos
]]>
Leave a Reply