Acupuntura e Fisioterapia
Acupuntura e Fisioterapia
Entre tantas técnicas oriundas da medicina tradicional chinesa, podemos citar a acupuntura, a fitoterapia chinesa, o tuina, a dietética e o Qi Gong, todas introduzidas há, aproximadamente, 3.000 anos antes da era cristã.
ACUPUNTURA
A acupuntura em animais foi desenvolvida em paralelo à acupuntura humana, devido à grande importância dada aos cavalos que faziam o transporte dos imperadores.
Esta técnica consiste no uso de agulhas, aquecimento com artemísia, correntes elétricas, laser e outras formas de estímulos aplicados sobre pontos pré-definidos a partir da filosofia e da fisiologia da medicina tradicional chinesa, com o intuito de harmonizar as energias yin e yang existentes no corpo dos animais e na natureza.
A harmonização, obtida em resposta aos estímulos, pode ser vista cientificamente como uma homeostase psico-neuro-imuno-humoral do corpo do paciente, o que significa o retorno do equilíbrio de seu estado geral de saúde.
Antes de decidir pela utilização da acupuntura, é necessário um diagnóstico preciso, para o qual é levado em conta, não somente técnicas diagnósticas orientais, mas o exame da língua e do pulso do animal.
Com vários séculos de comprovada eficiência, a acupuntura tem demonstrado excelente eficácia no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, tornando-se assim um dos mais importantes meios terapêuticos no combate a elas.
FISIOTERAPIA
A fitoterapia chinesa utiliza substâncias vegetais, minerais e animas. Atualmente, as substâncias de origem animal têm sido revistas, a fim de se evitar o uso de espécies vulneráveis à extinção.
A associação da fitoterapia à acupuntura é considerada indispensável no tratamento de animais fracos e idosos, pois desta forma é possível repor o baixo nível de energia (Qi), comum em animais nessa situação.
A fisioterapia foi inserida há pouco tempo no tratamento animal, com o objetivo de promover a reeducação funcional, isto é, fazer o corpo do animal exercer suas funções motoras com naturalidade, sem nenhum sintoma de anormalidade.
Esta reeducação é realizada com a associação de várias modalidades fisioterápicas, como a eletroterapia, eletromagnetoterapia, laser, cinesioterapia e outras técnicas adaptadas como Maytland, Kabat, osteopatia e quiropraxia.
Principais indicações
Consolidação viciosa de fraturas
Displasias coxo-femural e do cotovelo
Espondilites anquilosantes
Hérnias discais
Luxações congênitas e adquiridas
Neuropatias periféricas
Osteoartrose
Osteocondrose
Paresias, paralisias e paraplegias
Pós-operatório neurocirúrgico
Pós-operatório ortopédico
Ruptura de ligamentos
Principais indicações
- Consolidação viciosa de fraturas
- Displasias coxo-femural e do cotovelo
- Espondilites anquilosantes
- Hérnias discais
- Luxações congênitas e adquiridas
- Neuropatias periféricas
- Osteoartrose
- Osteocondrose
- Paresias, paralisias e paraplegias
- Pós-operatório neurocirúrgico
- Pós-operatório ortopédico
- Ruptura de ligamentos