Bicho também sente frio

Bicho também sente frio

Um erro muito comum é acreditar que cães e gatos, por terem pelos mais longos ou serem peludos, não sentem frio. Certamente é uma meia verdade, pois devemos diferenciar os animais domesticados – nascidos e criados em centros urbanos – dos animais que realmente nasceram e vivem em regiões frias ou geladas.

Um bom exemplo é o Husky Siberiano, que tem seu habitat natural no Alaska. Estes animais estão geneticamente apropriados ao frio, com camadas de pelo e sub pelo que cumprem sua função de proteger.

Assim, para quem tem um bichinho de estimação, seja gato ou cachorro, sugerimos alguns cuidados simples durante o inverno:

– Todo animal deve ter uma caminha com cobertor ou manta para não se deitar diretamente no chão frio e um abrigo, de preferência, fechado.

– Passeios somente nos horários que não estiver ventando.

– Dar banhos com água morna e usar secadores profissionais para secar mais rapidamente o pelo dos animais, evitando que fiquem úmidos por muito tempo. Em alguns casos, pode-se recorrer a produtos especializados para o banho a seco.

– Vacine anualmente seu cão, principalmente contra a Gripe Canina, denominada de traqueobronquite, muito contagiosa entre cães nas épocas frias do ano.

– Atenção com a rinotraqueite viral felina!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.