A higiene oral é o único método eficaz de prevenção placa dental, do tártaro da gengivite e da doença periodontal qualquer que seja o estado da cavidade bucal. A maioria dos cães, cedo ou tarde, apresentarão lesões periodontais dos mais variados graus. Por isto a importância da boa higiene oral.
A higiene oral é a chave da prevenção:
– Em casos avançados de periodontite, os cuidados de higiene oral após o tratamento são vitais para prevenir o retorno da doença. – No estágio de gengivite, a eliminação da placa com a raspagem, acompanhada da escovação diária, reduz completamente a inflamação tornando a gengiva saudável novamente.
– Numa boca saudável, iniciar a higiene oral no filhote evita o acúmulo de placa dental e retarda o aparecimento da gengivite.
Quais animais são susceptíveis? – Filhotes, principalmente de raças pequenas! – Cães com dentes mal posicionados. – Cães que apresentem gengivite ou periodontite, mesmo após a raspagem. A higiene dental diária não dispensa a visita periódica ao Médico Veterinário? Mesmo que o proprietário siga à risca os cuidados de higiene oral, ele deve ser informado de retornar ao consultório após certo tempo. Este tempo é maior em animais com boa saúde gengival. Podemos traçar um paralelo conosco: mesmo escovando diariamente os dentes precisamos consultar o dentista anualmente para prevenir as lesões periodontais. PERGUNTAS E RESPOSTAS Quais são os métodos de prevenção da placa dentária? O principal método é a ação mecânica: escovar os dentes é o mais eficaz. Podemos utilizar também tiras mastigáveis ou alimentos especialmente formulados para ajudar, no entanto a eficácia é menor e por isto são utilizados para complementar a escovação. A higiene oral pode ser iniciada a qualquer momento? Sim, mas é importante lembrar de iniciá-la apenas na ausência de gengivite e tártaro, por exemplo, em filhotes sem a presença de placa dental ou adultos após tratamento dental. Os proprietários conseguem realizar facilmente a higiene oral? Isto depende principalmente: – do método adotado: escovar os dentes é o mais eficaz, sua eficácia está ligada à regularidade e a forma de realização. – do animal: temperamento, estado de saúde gengival e aceitação dos produtos de higiene oral. – do proprietário: tempo disponível, habilidade e disponibilidade financeira. – do acompanhamento pelo Médico Veterinário e sua equipe em motivar e orientar constantemente o proprietário. fonte: Royal Canin]]>
Leave a Reply