Após análise, muitas receitas não continham nutrientes essenciais para a espécie.
Nos últimos anos, têm sido lançadas centenas de referências de alimentação caseira para cães e gatos, mas um estudo recentemente realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revela que as dietas caseiras podem representar um risco para a saúde dos felinos.
O estudo, publicado na revista científica the Journal of the American Veterinary Medical Association, analisou algumas das receitas disponíveis tanto on-line como em algumas publicações dedicadas à nutrição animal e revela que algumas destas dietas caseiras têm menor probabilidade de conter todos os nutrientes essenciais para os gatos. Além disso, elas possuem alguns ingredientes que são potencialmente tóxicos para a espécie.
No âmbito desta investigação, os cientistas analisaram 114 receitas de alimentação caseira para gatos, algumas criadas por médicos-veterinários e outras criadas por pessoas que não estão ligadas à profissão. Os resultados mostram que 40% das receitas não continham instruções nutricionais ou outros detalhes essenciais.
Um total de 94 destas 114 receitas possuíam informação nutricional suficiente e, destas, nenhuma continha todos os nutrientes essenciais recomendados para gatos adultos, indica o estudo. Para além disso, os resultados revelam que as receitas apontavam falta de alguns nutrientes essenciais, independentemente de terem sido criadas por veterinários ou não.
É importante destacar que, das receitas analisadas, 7% possuía ingredientes potencialmente tóxicos para os gatos, nomeadamente alho e alho em pó, cebolas e alho-francês e algumas continham ingredientes de origem animal crus sem mencionar o risco de contaminação.
Leia o estudo completo neste link.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
Leave a Reply