Ortopedia
Ortopedia
A ortopedia em pequenos animais envolve a realização de exames e técnicas que vão identificar a lesão e o grau em que se encontra. Assim, o médico veterinário irá optar pelo método mais adequado para estabilizar os ossos fraturados ou reposicionar articulações que sofreram alguma lesão. A queixa mais comum nos consultórios são de pacientes que sofrem de doenças articulares e normalmente têm por traz alguma lesão.
O primeiro passo para realização do exame consiste em avaliar os sinais clínicos de claudicação ao longo da obtenção do histórico de saúde do animal. Nesta fase, é importante que o animal fique livre para se locomover de um lado para o outro. Assim, o médico veterinário consegue observar sinais de claudicação. E mais, devem ser verificadas possíveis atrofias musculares, e se há desenvolvimento anormal dos músculos.
Esta análise prévia permite identificar qual membro foi afetado, posteriormente é preciso realizar a palpação no membro afetado e partir para realização dos exames. Porem, para aplicar as técnicas com segurança, os médico veterinários precisam de muita vivência prática. Só através dela será possível desenvolver habilidade cirúrgicas e conhecer as complicações mais comuns em cada procedimento.
Após os exames iniciais, o médico veterinário irá solicitar os exames radiográficos. Estes, evoluíram muito nos últimos anos e são considerados como o método auxiliar de diagnóstico de imagem mais antigo. Mas, para aproveitar todo o potencial desta técnica, é preciso conhecer a fundo sobre os procedimentos de interpretação e as características radiográficas de cada doença.
Atualmente todo o processo de avaliação pode ser digitalizado e a introdução da radiografia computadorizada trouxe melhorias expressivas na qualidade das imagens. Além de reduzir os custos envolvidos no processo e o tempo para obtenção das imagens. Para melhor aproveitamento destes recursos os profissionais devem ter conhecimento sobre a semiologia radiográfica e os passos para identificar a lesão.
fonte: Revista Veterinária