Pugs tem tendência à obesidade
Não é incomum ver um cachorro raça pug acima do peso, isso porque eles possuem tendência à obesidade. Geralmente, o excesso de peso do cachorro é associado a uma aparência saudável e bonita, porém esta visão é equivocada, visto que a obesidade canina pode diminuir a expectativa de vida do animal e desencadear diversos problemas de saúde como: doenças cardíacas, respiratórias, problemas nas articulações, coluna e outras questões que tiram o bem-estar e qualidade de vida do cão.
A obesidade canina está ligada a uma alimentação errada, falta de exercícios físicos e fatores genéticos, como é o caso do cachorro raça pug. Estes animais são cães de pequeno porte, mas possuem um apetite gigante, o que faz com que comam muito se não tiverem um controle sobre a quantidade de ração. Outra questão que pode levar o cachorro raça pug ao excesso de peso é o exagero na oferta de petiscos para cães, os famosos snacks que fazem os pequenos se empolgarem.
Também existem casos em que o tutor dá pequenas guloseimas para o animal ao longo do dia, atendendo àquele olhar de pidão. Este comportamento, além de ser responsável pela obesidade canina, é prejudicial à saúde do cão, pois pode desencadear alergias e irritações no sistema digestivo, já que nem tudo que comemos é adequado para o animal.
Ração para cães obesos
A alimentação de cães obesos deve receber uma atenção especial, afinal, trata-se de uma das causas da obesidade. Para os cachorros que estão acima do peso ou que possuem tendência à obesidade, como é o caso da raça pug, é importante fazer a introdução de uma ração light para cães. Este alimento é indicado para cães a partir dos 12 meses de idade e possui baixo teor calórico, alta quantidade de fibra que ajudam a dar mais saciedade e é enriquecido com L-carnitina, um composto que atua na queima da gordura.
Já no caso de você ter um cachorro obeso, a alimentação deve ser indicada por um veterinário, considerando outros problemas de saúde que a obesidade acarreta, como o diabetes, por exemplo.
Além da alimentação para evitar e cuidar da obesidade canina, deve-se investir em uma rotina de passeios com cachorro, brincadeiras e caminhadas. Como o cachorro raça pug possui as pernas curtas, o sobrepeso pode causar problemas sérios para as articulações e, neste caso, é importante que um veterinário oriente sobre o melhor tipo de atividade física para o animal.
fonte: Total Alimentos
Leave a Reply