O gato mais pesado do mundo era Himmy, um gato australiano que chegou a pesar 21 Kg em 1986 e tinha uma cintura de 84 cm.
O gato mais leve do mundo foi um himalaiano de Illinois, que pesava apenas 800 g e media 18,4 cm de comprimento e 7 cm de altura.
O gato mais velho do mundo foi o inglês Puss, que morreu de 1939, um dia após ter completado 36 anos. Já a gata mais idosa era também inglesa e morreu em 1957, aos 34 anos.
Os gatos têm cerca de 100 sons vocais ao contrário dos cães que apresentam apenas 10.
Um gato pode ficar vários dias sem comer, caso o alimento não lhe agrada, e pode até morrer de fome.
Os felinos podem chegar a dormir até 16 horas por dia, divididas em vários períodos. Isto quer dizer que um gato de 7 anos só esteve realmente acordado durante dois anos.
O gato tem 245 ossos, enquanto que o homem tem 206 no total.
Quando o gato está assustado, seu pelo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pelo se eriça apenas numa estreita faixa dorsal.
O gato pode alcançar uma velocidade de até 50 km/h.
Os gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcá-los com seu cheiro. O cheiro é produzido por glândulas localizadas na parte anterior do rosto.
Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária para o homem enxergar.
Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade;
Quase 10% dos ossos dos gatos se encontram na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio;
Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura;
Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda;
Por natureza, o gato é solitário e, portanto, não tem necessidade de viver em grupos. Ele considera o homem mais um companheiro do que seu “dono”.
Não corte os pelos do bigode de seu gato, pois são órgão táteis dele.
O gato possui um equilíbrio extraordinário. Numa queda, ele gira o corpo ainda no ar e cai sobre as patas, o que demonstra a flexibilidade e robustez de esqueleto. Porém, se a queda for de um lugar muito baixo, não haverá tempo suficiente para se virar; se ela for de um lugar muito alto, poderá ferir-se seriamente.
A alergia nos humanos é causada por uma proteína presente na saliva do gato que é depositada nos pelos durante as lambidas com que os gatos se limpam.
A erva do gato (catnip), também conhecida como “maconha do gato” é muito utilizada em arranhadores e brinquedos, pois após cheirar esta erva o gato chega a um estado de quase êxtase; pula, rola, dá saltos, sendo assim, muito atrativa para o seu gatinho. Mas ao contrário das drogas humanas, o catnip não produz danos à saúde do gato.
Os gatos são mais ativos durante a noite.
Gatos têm excelente visão noturna, porém não distinguem bem as cores.
A audição do gato é superior à do homem, porém ele é incapaz de diferenciar dois sons vindo da mesma direção.
O ditado “a curiosidade matou o gato” originou-se pelo fato de que o gato, apesar de cauteloso, é um dos animais mais curiosos que existe.
O ditado “o gato comeu sua língua” surgiu de uma história bastante antiga a respeito de um rei que gostava de impor duras penas aos seus prisioneiros. Este rei era um admirador de gatos e, um certo dia, tendo ao lado seu gato preferido, mandou cortar a língua de um feliz prisioneiro e deu-a de presente ao bichano, que a comeu satisfeito.
Leave a Reply