Gato miando? Veja 10 razões pelas quais os gatos miam

Quem tem gato já deve alguma vez ter se perguntado: o que raios esse peludo quer dizer quando mia? Os gatos podem produzir mais de 30 sons diferentes, incluindo 19 variações de um simples MIAU. Não é a toa que decifrar miados não é uma tarefa fácil!

É difícil saber ao certo o que cada som pode significar, até porque, cada gato tem seu jeitinho especial de vocalizar, mas podemos conhecer algumas das principais razões desse blá blá blá e aos poucos entender o que nosso gatinho quer dizer. Confira essas 10 razões do gato miar:

Miado de fome – “Libera o rango aí”

Esse miado de fome é o mais conhecido dos tutores de gato e o mais fácil de identificar. Até porque eles vão miar até conseguirem o que querem. O gato da minha amiga, não contente em apenas miar, também espeta as unhas na coxa dela para chamar atenção. Se a comida vier, ele pede desculpas dando cabeçadinhas de amor…

Miado de atenção – “Olha como sou fofo”

Às vezes os gatos miam apenas para chamar atenção, porque eles sabem que ao miar vão ganhar carinhos e brincadeiras.

Miado para entrar – “Toc toc!”

Seu gato mia para a porta? Pois então ele provavelmente quer que você a abra para ele poder circular pela casa sem barreiras.

Miado de dor – “Doi tuuudo, humano…”

Se o seu gato começar a miar subitamente e como se não houvesse amanhã, leve-o para o veterinário para fazer um check-up. O miado excessivo indica que algo está errado, ainda mais se o comportamento é atípico.

Miado de boa convivência – “E ai, parça?”

Seu gato mia quando você chega à sua casa ou quando vocês se encontram no corredor? É como se ele estivesse apenas te dando um alô.

Miado de medo – “Me tira dessa”

Gatos que estão estressados podem miar bem mais. Por exemplo, o meu gato mia excessivamente quando eu o levo para o veterinário. É como se fosse um lamento incessante…

Miado de alerta – “Nem chegue perto!”

Gatos agitados e bravos miam como se estivessem gritando, avisando que quem quer que entre no território terá que arcar com as consequências.

Miado de ansiedade – “Não me deixe!”

Quando gatos são deixados por um longo período sozinhos e sofrem algum tipo de trauma, como um barulho alto, eles ficam ansiosos e ao saberem que serão deixados sozinhos miam excessivamente.

Miado de velhinho – “A idade está pesando, humano”

Os gatos podem apresentar diminuição nas funções cognitivas (memória e percepção), entre outras coisas, e miar excessivamente para se situarem no espaço.

Miado de gata – “Estou no cio”

Sua gata está miando alto e constantemente? Quando as gatas entram no cio o miado muda totalmente para que os machos saibam a sua disponibilidade.

Como o bom dono de gato sabe, às vezes os gatos miam por razões desconhecidas. Quem nunca falou sozinho que atire a primeira pedra… Mas prestar atenção nas circunstâncias e ao som do miado do seu gato é divertido e ajuda você a entender o seu peludinho e melhorar o relacionamento.

Fonte: Petlove

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Published on: 9 março 2016
Posted by:
Discussion: Leave a comment
Tags: