Inverno: cuidados especiais com os gatos

Os dias cada vez mais frios exigem dos tutores alguns cuidados específicos com seus pets, sendo que cada espécie possui características próprias e que devem seguidas para evitar desconfortos durante o inverno. Nos gatos o comportamento é alterado durante a estação mais fria do ano, que ficam encolhidos e procuram sempre os lugares mais quentes da casa para se acomodarem, o que inclui o colo dos tutores.

Outros hábitos dos felinos em casa também precisam ser estudados para garantir que eles passem pelo inverno com mais tranquilidade, como o consumo de água. Se estes pets já têm o costume de beber pouca água, nesta época esta ingestão pode ser ainda menor. Por isso, é importante oferecer água, mesmo no frio, tanto em bebedouros e como em fontes automáticas distribuídas pela casa, de preferência com água em temperatura ambiente. Outra forma de garantir a hidratação é oferecer alimentos úmidos, como descreve a Professora e Coordenadora da Pós-Graduação de Nutrição de Cães e Gatos, do Instituto Qualittas, Manuela Marques Fischer, durante entrevista para o programa Caldeirão do Huck.

 A higiene dos gatos também deve ser feita com mais cautela nos dias frios, em que há maior proliferação de fungos. O ideal, neste caso, é limpar os comedouros e bebedouros dos gatos com água quente e enxugá-los, como também aspirar tapetes e mobílias para evitar o aumento de bactérias do ambiente. Durante os dias frios uma boa escovação pode substituir o banho dos felinos e evitará sujeiras nos pelos, mantendo-os bonitos.

A atenção deve ser redobrada em caso de gatos filhotes e idosos, que são mais frágeis em dias de frio, uma vez que a camada de gordura subcutânea é menor e os mecanismos fisiológicos do controle de temperatura são menos eficazes. Nestes dois casos é importante deixá-los com acesso a ambientes internos, oferecendo cobertores para protegê-los das temperaturas baixas e ventos gelados.

Com esses cuidados, uma dieta adequada e a vacinação em dia, com certeza os gatos estarão protegidos e prontos para encarar a estação mais fria do ano.

fonte: Blog Qualittas / http://www.qualittas.com.br/blog/index.php/inverno-requer-cuidado-com-os-felinos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Published on: 20 julho 2017
Posted by:
Discussion: Leave a comment